terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MODELO DE "FOFA" (FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZA E AMEAÇAS) PARA FAZER RELATÓRIO DE ESTÁGIO


NOME DA UNIVERSIDADE
CURSO DEGRADUAÇÃO 
COMPONENTE CURRICULAR 
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO 
ESCOLA OBSERVADA:   
ÁREA DE FORMAÇÃO: 
ESTÁGIÁRIOS

MODELO DA FOFA

TEMÁTICAS
PROBLEMAS IDENTIFICADOS
FORÇAS/POTENCIALIDADES E OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
ALTERNATIVAS E SOLUÇÕES
Aspectos observados. Problemas identificados dentro do campo de estágio. Aspectos positivos que o campo de estágio possui. Ameaças vistas pelo estagiário dentro do espaço de estágio, pode explicitar aqui tanto a ameaça física, quanto a ameaça psicológica, como a educacional. O grupo apontará soluções para os problemas e para as ameças encontradas no campo do estágio.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DEVE SEGUIR ALGUNS CRITÉRIOS BÁSICOS, POIS OS TEXTOS QUE IRÃO SER TRABALHADOS, DEVEM SER TEXTOS DA VIDA COTIDIANA, DE GÊNEROS LITERÁRIOS, DE TRADIÇÃO ORAL, DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA.

TEXTOS DA VIDA COTIDIANA 

CARTA;
LISTA;
CARTAZ;
FOLHETOS PUBLICITÁRIOS;
RÓTULOS.
TEXTOS DE GÊNERO LITERÁRIO 
LENDAS; 
POEMAS; 
FÁBULAS;
LETRAS DE MÚSICA
Textos de tradição oral
ADIVINHAÇÕES;
PARA-CHOQUES DE CAMINHÃO;
QUADRAS POPULARES;
PROVÉRBIOS.
TEXTOS DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
JORNAIS;
LIVROS DIDÁTICOS   
ATENÇÃO, É NECESSÁRIO QUE TODOS OS TEXTOS TRABALHADOS SEJAM DE FÁCIL ENTENDIMENTO E QUE OS PRÓPRIOS ALUNOS DA EJA JÁ TENHAM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE OS ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS!!
AGORA É COM VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!!  

DISLEXIA



A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.
Muitas vezes confundida com déficit de atenção, problemas psicológicos, ou mesmo preguiça; esse transtorno se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever.
Indivíduos disléxicos possuem a área lateral-direita do cérebro mais desenvolvida que a de pessoas que não possuem essa síndrome, tendo geralmente, por tal motivo, mais facilidade em questões relacionadas à criatividade, solução de problemas, mecânica e esportes.
Levando em consideração o despreparo que muitas instituições de ensino têm em relação às particularidades dos alunos - muitas vezes, inclusive, criando e reforçando estigmas – esse comportamento é responsável por uma grande parcela das causas de evasão escolar. Além disso, muitos casos de suicídio e de violência juvenil têm sido associados aos portadores dessa síndrome; comportamentos estes muitas vezes relacionados às alterações emocionais decorrentes das suas dificuldades.
O diagnóstico consiste na análise do paciente, geralmente por equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, etc.), excluindo outras possíveis causas. Tal avaliação permite que o acompanhamento seja feito de forma mais eficaz, já que leva em consideração suas particularidades individuais.
O tratamento embora não tenha cura, auxilia o paciente quanto às suas limitações, permitindo uma melhora progressiva e evitando, assim, que sofra problemas sérios relacionados à autoestima e socialização.

Plano de aula para Geografia (1º Ano do Ensino Fundamental)



AULA: Meus Colegas de Classe        ANO: 1º Ano do Ensino Fundamental       DISCIPLINA: Geografia

OBJETIVO
METODOLOGIA
DESENVOLVIMENTO
RECURSOS
AVALIAÇÃO
Promover um momento de afetividade entre as crianças, proporcionando – as a possibilidade de conhecer melhor o colega, respeitando a diversidade, construindo assim sua própria identidade.

Aula expositiva;
Debate sobre o que é ser amigo;
Recorte de figuras;
Ler, ouvir e cantar a música amizade de Sérgio Valério;
Propor uma atividade artística sobre o tema da aula;
Dinâmica da Barata Voadora.

A aula iniciará com um diálogo entre alunos e professor sobre “o que é ser amigo?”
Em seguida será entregue aos alunos revistas, tesoura (sem ponta) e será proposto que elas identifiquem e recortem imagens que simbolizem a “amizade”.
Logo após será apresentado a canção “amigo e companheiro” (balão mágico) que será cantada por todos de mãos dadas, representando a amizade que existe entre os colegas.
Posteriormente o professor dividirá a classe em duplas e pedirá que cada aluno faça um desenho que corresponda a temática da aula, podendo utilizar os recortes feitos no início da mesma, para ser entregue a sua dupla. No final da atividade todos os alunos mostrarão aos colegas o desenho que recebeu.
A aula encerrará com a dinâmica da barata voadora como forma de incentivar o companheirismo entre os colegas.


Cola;
Tesoura sem ponta;
Papel a4;
Rádio;
CD;
Livro didático;
Lousa;
Pinceis;
Lápis de cor;
Revistas.

Dar-se-á através do comportamento dos alunos durante as atividades. Será verificado o entrosamento dos alunos entre si. Também será avaliado a forma de condução do professor diante pequenos conflitos que podem surgir entre alunos que confrontem a temática do aluno.