terça-feira, 22 de novembro de 2016

Como Aplicar Diagnóstico de Leitura, Escrita e Produção Textual

COMO APLICAR O DIAGNÓSTICO?

01. Diagnóstico de Leitura
  • Comece com a leitura das palavras;
  • Em seguida leitura das frases;
  • Depois a leitura do texto.
  • Depois que o aluno ler o texto faça algumas perguntas sobre o texto para poder analisa-lo melhor

OBS: Através da leitura dos alunos você preenche a ficha Consolidação de leitura. Atenção para os níveis.
  • NÃO LEITOR: É quando o aluno não consegue ler as palavras ou as ler silabando.
  • LER PALAVRAS: É quando o aluno ler somente as palavras.
  • LER FRASE: É quando o aluno ler as palavras e as frases mas, não lê o texto.
  • LER TEXTO SEM FLUÊNCIA: É quando o aluno ler o texto mas, não interpreta. (OBS: o aluno pode ler desarnado mas, se não compreender não é fluente e sim sem fluência.)
  • LER TEXTO COM FLUÊNCIA: É quando o aluno ler e compreende o texto, para isso você considera se ele conseguiu responder as perguntas depois da leitura do texto. (OBS: não é obrigatório o aluno ler desarnado, o que importa é a compreensão da leitura.)
  • N.E: Necessidade Educacional Especial.
OBS: Fique atento se o aluno consegue ler só letras maiúsculas, ou apenas minúsculas ou se ler os dois tipos de letra.

02 CHEGOU A HORA DO DIAGNÓSTICO DE ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL.
  • TESTE DAS QUATRO PALAVRAS E UMA FRASE: É um momento espontâneo você não pode interferir. Deixe que a crianças escreva livremente as palavras. (ATENÇÃO: neste momento você não pode ajudar nem, silabar as palavras, é importante que as quatro palavras escolhidas sejam do mesmo grupo semântico, no caso deixo como exemplo as seguintes Palavras TELEVISÃO, RELÓGIO, RÁDIO e FOGÃO). A frase deve ser de acordo com as palavras escritas. DEIXO A DICA: O fogão é branco.
  • PRODUÇÃO TEXTUAL: Deixe a criança usar sua imaginação não interfira, dê tempo para ela. Fique sempre incentivando-a, se não conseguir não demonstre preocupação, isso pode deixar no ar a ideia de ser incapaz, haja naturalmente.

HORA DE AVALIAR O TESTE DAS QUATRO PALAVRAS E UMA FRASE
  • O ALUNO É PRÉ-SILÁBICO (P/S) QUANDO: Só escreve garatujas (bolinhas, traços ou riscos) ou letras desordenadas sem sentido algum.
  • O ALUNO É SILÁBICO SEM VALOR SONORO (SSVS) QUANDO: ele coloca para cada sílaba uma letra. Quando é sem valor as letras escritas muitas vezes não constam na palavra.
  • O ALUNO É SILÁBICO COM VALOR SONORO (SCVS) QUANDO: o aluno coloca apenas as vogais ou as consoantes das palavras.
  • O ALUNO É SILÁBICO ALFABÉTICO (S/A) QUANDO: o aluno escreve, mas esquece de uma ou mais letras na palavra.
  • O ALUNO É ALFABÉTICO (ALF) QUANDO: Escreve as palavras corretamente, ou mesmo quando atribui letras a fonemas parecidos como por exemplo: CASA o aluno pode ainda não ter a noção de som da letra S e Z e pode escrever assim: CAZA. Mesmo com este erro o aluno é considerado Alfabético.
HORA DE AVALIAR A PRODUÇÃO TEXTUAL
  • NÍVEL ZERO (00): Quando o aluno não produz.
  • NÍVEL UM (01): Quando o aluno escreve, mas é impossível de ler.
  • NÍVEL DOIS (02): Quando o aluno não obedece à proposta da produção, foge do que é proposto, ou não aborda todas as cenas.
  • NÍVEL TRÊS (03): Quando é possível ler algumas palavras.
  • NÍVEL QUATRO (04): Quando o aluno obedece à proposta, mas tem erros ortográficos.
  • NÍVEL CINCO (05): Quando o aluno obedece à proposta, não tem erros ortográficos e usa pontuação adequada.
  • NÍVEL SEIS (06): Quando o aluno obedece à proposta, não tem erros ortográficos, usa a pontuação adequada, faz paragrafação e o seu texto é coeso e coerente.
Espero que lhe ajude, com esse diagnóstico você vai saber onde interferir e quais os métodos que você deve abranger em sua sala. 
BOA SORTE!!!!!

ABAIXO SEGUE UM EXEMPLO DE UM DIAGNÓSTICO



QUADRO PARA A LEITURA DE PALAVRAS



QUADRO DE LEITURA DE FRASES


QUADRO DE LEITURA DE TEXTO 


TESTE DAS QUATRO PALAVRAS E UMA FRASE & PRODUÇÃO TEXTUAL


CONSOLIDAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA


CONSOLIDAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL


BOA SORTE! BOA APLICAÇÃO! BONS RESULTADOS!

2 comentários:

  1. Una doctora en medicina, Nicola Whitehill, me pidió que comprara la medicina herbal del Dr. Itua para la esclerodermia, ya que junio es el mes de la esclerodermia. ¡Me costó mucho pasar y recuerda que he pasado por mucho! ¡He aprendido mucho sobre las hierbas medicinales y mi lucha por tener un estilo de vida saludable! He recomendado las hierbas medicinales del Dr. Itua a muchas personas para que vean que la lucha puede ser difícil a veces, ¡pero vale la pena! Usted vale la pena luchar, así que nunca se dé por vencido y continúe siendo su propio defensor y es posible que deba cambiar de médico para obtener la mejor atención para su cuerpo. ¡Mantén la cabeza en alto y sigue avanzando a pesar del obstáculo en el que te encuentres! Dios solo te da lo que Él puede manejar, así que pon tu fe, confianza y esperanza en Él y pídele que te muestre la dirección en la que Él quiere que vayas. ¡Investigar y encontrar lo que está poniendo en su cuerpo puede ser de gran ayuda y ayudarlo a usar los alimentos como medicina para ayudar a sanar su intestino!
    El Dr. Itua tiene todo tipo de medicamentos a base de hierbas para curar todo tipo de enfermedades, como el herpes, la diabetes, el VPH, la EPOC, la ELA, la EM, el VIH, el cáncer, la hepatitis, el Parkinson, la infertilidad y otras enfermedades e infecciones humanas por las que puede haber estado pasando. tu vida Dr. Itua te preparará una cura permanente.
    Contacto de correo electrónico del centro herbal Dr. Itua: drituaherbalcenter@gmail.com. www.drituaherbalcenter.com

    ResponderExcluir